segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Eu sou a Mãe Loira esperando Anna Júlia...

Até que enfim conseguimos descobrir o sexo, é uma menininha: Anna Júlia Vila Nova Calazans. Não foi uma tarefa fácil não viu? Anninha é uma menina muito recatada e dessa vez estava com as perninhas fechadas mas graças a competência, paciência e experiência do médico nós conseguimos acabar com essa aflição e agora poder preparar tudo para chegada dela.

Infelizmente ainda não vou poder realizar o meu sonho de ter uma filha chamada Antonia, o pai não quer de jeito nenhum e escolheu Júlia e só consenti se fosse minha a escolha de um segundo nome. Há quem ache nome composto passado e brega mas tem que sabercombinar então escolhi o Anna (sim, com dois n's porque nome de filho de pobre tem que ser enfeitado rsrsrs...).


Se o Anna "com dois n's" é uma homenagem a minha irmã Têtê? Não foi proposital mas posso considerar que sim afinal foi a primeira pessoa que se alegrou com a chegada de Júlia, quando a ficha dos papais ainda não tinha caido e nos advertiu da felicidade que é ter um filho.


Em extâse... bem-vinda Anna Júlia.

Engraçado como existe felicidade em pequenas coisas né? Saímos de lá tão felizes, tão bobos... eu mesmo estava andando no Centro da cidade toda leve, sorrindo à tôa e para quem enconstava perto eu fazia questão de falar que tinha acabado de descobrir o sexo do meu bebê e era uma menininha, além de ligar para todo mundo e avisar... E a cara de bobo de Antonio? rsrsrs... nunca tinha visto ele assim e comentei "ih... que Julinha vai colocar o papai no bolso, tá lascado gordinho!" rsrsrs...

Apesar de tudo está correndo bem, dos exames e ultrassons mostrarem que estamos bem eu ainda fico insegura e tenho medo de já pensou se acontece alguma coisa? Me pego muito ao pensamento de que se foi Deus que mandou não vai permitir que nada de ruim aconteça mas ele tem seus propositos e sei que vou chocar muita gente com o que vou dizer agora: mas não trocaria essa felicidade por nada! Não quero perdê-la por nada, estou me sentindo realizada, na melhor fase da vida apesar da certeza que é só um começo.

Júlia está prevista para nascer entre os dias 28 e 30 de junho, isso significa uma canceriana e que o tempo está curto para arrumar tudo para sua chegada... mãos à obra!

Para Anna Júlia:

"Minha filhota linda, você nem imagina a felicidade que seus pais estão sentindo em poder te receber. Nunca me imaginei mãe, principalmente de uma menininha mas estou radiante e ansiosa porque além de muito amor você também tem um mundo de coisa herdar de sua mãe. Será minha companheira nas compras, no salão... lógico que darei a liberdade de você ser e fazer o que quiser, não irei interferir na sua personalidade, não irei força à nada afinal está aqui sua maior incentivadora, sua melhor amiga.

Você terá um papai maravilhoso tenha certeza. Você deve ter a certeza disso quando ele conversa com você, e o sexo sentido maior que o meu "é menina" disse ele e acertou. E os seus planos são os melhores "minha filha não vai usar qualquer coisa" então não vai desapontá-lo e torcer para outro time tá? rsrsrs.

Família também de aguarda com muita ansiedade e carinho...

Te amamos filhota!"

Wanessa Vila Nova.



terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Adeus Eva, adeus Cheiro, até um dia Salvador!!! Gravidez e suas renuncias...

10 MANDAMENTOS DA MATERNIDADE:

1 – Renunciarás a uma casa limpa
2 – Possivelmente, nunca mais terás uma conversa sem ser interrompida
3 – Aprenderás a fazer compra às pressas
4 – Não cobiçarás a vida social da próxima
5 – Agora deverás realmente honrar tua mãe e teu pai
6 – Não terás todas as respostas
7 – Não mais precisarás de um relógio com alarme
8 – Deverás fazer cinco tentativas frustradas até conseguir sair de casa
9 – Perguntarás a ti mesma o que fazias com teu tempo
10 – Saberás que tudo isso vale a pena

 
Por esses mandamentos ai vejo que minhas renuncias estão apenas começando, dessa vez mais precisamente um carnaval em Salvador... É isso, estávamos com a viagem programada desde o ano passado mas desistimos de ir porque eu sou louca mas nem tanto e sei meu lugar de gestante. O que adiantaria ir para lá e ficar me privando? Ou é para cair na bagaça ou o melhor mesmo esperar por 2013. Também posso ir para sair no bloco Algodão Doce de Carla Perez, que tal? rsrsrs.

Só assim aprendia a lição: não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje, isso significa dizer que deveria ter ido ano passado e não ter feito corpinho mole mas Deus sabe o que faz né? rsrsrs. Adeus Eva, adeus Cheiro!!!

O que me causa muita estranheza mesmo é como estou tirando de letra essas renuncias que a gestação proporciona talvez porque não tenha sido nada radical até agora ou porque estava precisando mesmo de uma repensada. Esse momento é único e preciso vivê-lo inteiramente e também há as compensações. Também são só nove (agora quatro) meses que passam voando e daqui a pouco vou poder comer e fazer o que quiser... Filho não é doença e nem motivo de privações severas, há de se ter cuidados, há de se ter uma nova postura porque agora sou o espelho do meu filho mas ser mulher e mãe estou aprendendo que é completamente compatível e não é uma coisa forçada, é a minha natureza mesmo.

Nesse quesito renuncias só realmente abri uma exceção para o meu cabelo, sim, retoquei minha raiz! Morrendo de medo, sem o consentimento da doutora Bernadete mas tomei todas as precauções necessárias, pesquisei, ouvi depoimentos de amigas que fizeram retoque quando estavam gestantes e principalmente confio no trabalho da minha cabeleireira e o produto que sempre usei é diferenciado. E agora de Mãe Loira, estou a Mãe Loiríssima! rsrsrs.

Mãe Loiríssima com 5 meses de gestação.

Passei dois meses só pesquisando e lendo sobre o assunto, primeiramente não há nada cientificamente comprovado sobre os efeitos do retoque na gestação, segundo que sem a amônia é permitido e depois do terceiro mês o risco é praticamente zero. Lógico que se minha gestação fosse de risco não teria feito mas os exames mostram que está tudo tranquilo.

Quinta-feira farei nova ultrasson, favor conto com vocês para rezar e que consiga vê o sexo porque não aguento mais tanta ansiedade! E por aqui continuo aprendendo a conjulgar o verbo renunciar...

Wanessa Vila Nova.





quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Cuidado com a intimidade! ||| "Bença mãe! tô indo pai..." Dando adeus a casa de papys.


"Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas:
Vivem pros seus maridos,
Orgulho e raça de Atenas..."

(Mulheres de Atenas - Chico Buarque de Hollanda)

Quem diria que depois de Sob Medida e outros clássicos de Chico eu, Wanessa Vila Nova começo a me identificar, ou melhor, "mira" em outros exemplos... rsrsrs...

E bebendo mais da fonte de Chico, minha rotina se enquadra perfeitamente na antalogica Cotidiano, só alterando os horários pois todos os dias as "6h30 da manhã" estou de pé e adoraria vê o meu marido chegar as "seis da tarde" (antes das 20h é quase impossível!) rsrsrs. Pois é gente começo a conviver com aquela palavrinha tão odiada pela maioria das pessoas "rotina"  mas nem tá tão difícil assim de encará-la, prefiro pensar que como tudo na vida essa é só mais uma fase e a cada dia invisto em pequenas mudanças para não deixar cair na mesmice.

Diga ae mulheres casadas com muito mais tempo e experiência do que eu, é normal a preocupação em manter-se com a mesma imagem de quando namorada? Ou essa é uma preocupação só minha? Sabe aquele lance de não se deixar flagrar em situações de totais desleixo da imagem? Da lingerie velha preferida e ótima pra dormi, da touquinha na cabeça, unhas detonadas, sobrancelha horrorosa, roupinhas de casa anti-tesão... essa é a palavra: situações anti-tesão! Ai como tenho medo disso...

Dia desses fui flagrada por Antonio (que por milagre chegou mais cedo do trabalho) indo tomar banho... ai que tristeza! Sempre me policio em estar limpinha, arrumadinha e cheirosinha quando ele volta do trabalho mas nesse dia ele me viu com uma touquinha na cabeça e suada... ô tristeza! Já decretei: final de semana nem pense que vou faxinar! Abro raríssimas exceções afinal nos dias livres de meu esposo vou permitir q me veja "graxeirando"?

A intimidade do casal pode assassinar qualquer relação e acredito que a mulher precisa se permitir a certos cuidados que considero básicos como evitar usar o banheiro de porta aberta, não descuidar da imagem e os temidos "puns". Sempre disse para ele: "no dia que soltar um pum na sua frente, tenha certeza que o tesão acabou e vamos terminar" (agora é divorciar). Vocês podem pensar "mas que mulher é essa que não relaxa nem na própria casa!" mas como já disse isso para mim é básico, é o tal do "básico necessário" rsrsrs... Ah, inclui ai nessa lista o arroto e o "bafão" das 6h30 da manhã... rsrsrs...

Me divirto muito com essas questões e cada dia mais me orgulho de ser mulher e me preocupar com isso... se mulher é luxo, se faça valer! Afinal o que é que nos diferencia do homem?


***

"Bença Mãe... Tô indo pai!!!"


Mas sabe que não lembro o dia exato que sai de casa? Viemos passar uma noite e acabamos ficando. Apesar de ter casado no dia 09/12 só nos mudamos no final do mês porque esperamos os moveis chegar, com a morte da minha vó não queria deixar minha mãe só e por fim a feira do mês. Não houve despedidas tudo aconteceu naturalmente, acredito que diferentemente dos meus irmãos, dessa vez minha mãe tenha sentido mais e não pelo fato de preferir minha campainha mas de agora não restar mais nenhum dos três na casa, ainda deixei de herança a minha cachorrinha Kyssy Baby e metade das minhas coisas (espaço, espaço preciso de espaço!) mas lógico que sem dramas afinal ninguém morreu nem estava indo para forca essa é a ordem natural das coisas e chegou a minha hora.

Sai de uma casa em que você morou por 28 anos e ir direto para um apartamento demanda um certo tempo de adaptação e ainda estou nesse tempo. Ah, também sair do próprio para o alugado (temporário). Como nada foi programado estamos usando o 2011 para isso e enquanto isso (rsrsrs) estamos criando nossa identidade.

Nas primeiras conversas que tivemos como "marido e mulher" falei com ele sobre isso, que era necessário criarmos nossa identidade sem deixar influenciar pelos outros principalmente porque daqui alguns meses chega um baby onde nosso exemplo vai ser dominante na sua personalidade.  Absorvo o que as pessoas falam, conselhos, vejo exemplos de meus pais mas aqui no meu terreiro não é tudo que entra! rsrsrs. Nós faremos do nosso jeito e em comum acordo pois não tem quem mande mais ou menos e quem canta de galo somos nós e na vida do casal e na rotina do lar ninguém se mete! Né verdade? Isso eu trago da experiência dos meus pais pois nunca existiu ninguém na minha casa para tomar decisões por eles dois, se bem que lá meu pai sempre canta mais alto mas aqui no meu cafofó é diferente! Aqui o dialogo prevalece e quebramos cada dia mais a intransigência. Até as palavras "meu, minha" estamos abolindo. Chegamos com elas bem presentes nos nossos vocabulários e com o dia-a-dia já estamos tomando a consciência do "nosso" até perante a lei agora é assim não é verdade?


Wanessa Vila Nova.



quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

5º CAPÍTULO: Da alegria do nascimento do baby a dor da perda. Adeus Bisa!

O mês de dezembro de 2010 foi tão intenso para mim que em meio a tantas novidades e mudanças radicais houve também perda inesperável e irreparável, Vovó Nalva, ou como gostava de chamar,"minha Bisa" faleceu :(

Foi a primeira vez que me deparei com a perda (física) de alguém que amava, apesar da morte ser a única certeza que temos na vida, confesso que jamais imaginei em receber essa notícia. Até hoje parece que a ficha não caiu direito e já me peguei referindo ou pensando como se ela estivesse viva. A minha religião (espírita kardecista) me ajudou muito a passar por tudo isso. Nos últimos seis meses que ela estava morando comigo frequentávamos todas as segundas e quartas-feiras a federação espirita perto de minha casa, parece até que Deus e nossos amigos espíritos de luz estavam nos preparando para esse momento pois poderíamos cair no desespero e atrapalhar a evolução do espírito dela.

Acredito sim na vida pós morte, sei que em espírito está viva e muito melhor do que quando estava aqui. Sinto também que estar ajudando todos nós, muitas coisas que aconteceram depois da sua desencarnação me faz pensar "isso é coisa da Bisa". Mas confesso sentir falta da sua compainha diária, das conversas, da comidinha... nesses últimos seis meses nos aproximamos muito e a sua compainha era agradabilíssima. As vezes ela acreditava que estava "abusando" mas tentava a todo momento demonstrar o quando era bom ficar ao seu lado.

Minhas tias falam que ela andava se queixando porque depois do meu casamento ia perder a compainha e no último dia que falei com ela por telefone (na terça-feira ela faleceu no sábado) quando desliguei fiquei pensando "vou trazer a minha cama de solteiro para cá porque se a Bisa quiser pode ficar uns dias aqui com a gente, ainda bem que aqui tem elevador assim não precisa subir escada." Nessa ligação ela me desejou tantas coisas boas, me disse palavras de conforto "tudo dará certo" que não sai da minha cabeça.

Difícil mesmo é saber como lidar com a perda de alguém que sempre foi sinonimo de alegria e bom aproveitamento da vida. Minha vó era muito cuca fresca, na hora de encarar os problemas sempre soube tirar de letra e encarar com naturalidade e é essa lição que deixou para nós e sigo a risca. Iremos sempre celebrar a sua pessoa, tristeza sei que não combina com nada que se refira a ela. Na hora que recebi a notícia chorei muito apesar das pessoas mandarem ter calma por causa da minha gestação pois a falta é significativa demais! Minha vó era muito lúcida, consciente e sempre bem mas depois do primeiro impacto me tranquilizei, orei (e oro) por ela para que sua adaptação no novo plano seja tranquila.

Por aqui Bisa, nós vamos nos virando. Quero muito e preciso da sua presença espiritual nessa minha nova jornada, você sempre acreditou que estou esperando um menininho e fico ansiosa em saber se tinhas razão. Obrigada pelo exemplo de vó, pelo carinho, apoio e incentivo que sempre dedicou a todos nós Vila Nova. Seguiremos a vida porque assim tem que ser mas jamais esqueceremos...

Demorei a fazer esse post pela dificuldade que ainda tenho em falar e porque queria muito postar uma foto que ainda preciso scanear mas qualquer dia postarei pra vocês verem.


Wanessa Vila Nova
 
6º CAPÍTULO: "Bença mãe! tô indo pai..." Dando adeus a casa de papys.